Acesso remoto reforça rede de informática da Saúde e Educação

Acesso remoto
Ascom

 

O projeto “Cinco Estrelas” da secretaria municipal de Planejamento e Tecnologia – Seplantec deu mais um passo na implantação da estrutura de rede de longa distância para distribuição e acesso rápido aos protocolos das unidades escolares e de saúde de Itabuna. A melhoria no alcance do atendimento foi garantida, pois o programa teve a rede ampliada com o sistema de acesso remoto.

Essa inovação possibilita que as unidades que utilizam outro tipo de conexão possam aproveitar a rede em seus serviços. A medida permite maior rapidez na marcação de procedimentos nas Unidades de Saúde e na rede municipal de ensino, amplia o acesso e a velocidade nos laboratórios de informática.

O consultor de segurança e redes da Seplantec, Teodoro Pires Júnior, afirmou que o projeto permite um enorme avanço para o Município, pois disponibiliza uma estrutura de célula que libera o acesso a internet na área pública determinada, com uma velocidade 100 vezes maior. “Trocamos equipamentos antigos e hoje usamos a conexão via rádio. Os aparelhos mais antigos tinham conexão de apenas 3 Mb e enquanto os novos chegam a 300Mb” disse.

As Unidades Básicas de Saúde dos bairros Urbis IV, Lomanto Junior, São Caetano, Califórnia e Santo Antônio já estão conectadas à rede e agora podem ser acessadas remotamente. O projeto continua em expansão até atingir o total de 50 unidades de saúde e 120 escolas da rede pública municipal de ensino interconectadas.

Com a parceria entre os projetos Cinco Estrelas e Cidade Digital até o próximo ano mais de um milhão de dispositivos devem ser conectados a internet rápida e gratuita. Teodoro Pires antecipa que a previsão da Prefeitura é começar a disponibilizar pontos de acesso na cidade no mês de julho.